MEMÓRIA

Apresentam-se aqui os materiais desenvolvidos a propósito do XII Encontro Nacional de Educação para a Cidadania Global (Lisboa, 8 de julho de 2017).

Para rever, refletir e apoiar a ação em Educação para a Cidadania Global!

O tema do Encontro deste ano foi “Contradições do Mundo Contemporâneo – Reflexões e Práticas em Educação para a Cidadania Global”. Recorde aqui o PROGRAMA.

O dia foi recheado de momentos significativos e variados:

- de manhã e à tarde, dois momentos de trabalho em grupos;

-uma COMUNICAÇÃO do pedagogo e educador social espanhol César Muñoz (ver mais aqui), intitulada “A pedagogia da vida quotidiana e a conjuntura mundial de criação do «novo»: educação, participação cidadã e democracia participativa no séc. XXI(ver aqui);

- um plenário para apresentação das sínteses dos trabalhos de grupos;

- por fim, uma intervenção conclusiva por parte do orador convidado, que sublinhou o que de mais importante tinha captado no decurso da jornada.

Nos TRABALHOS DE GRUPOS, a partir de algumas contradições que o mundo contemporâneo nos coloca, procurou-se primeiro (de manhã) promover reflexões de ECG entre educadores/as: partilhar opiniões, preocupações, visões da atualidade para, olhando para situações concretas apresentadas por pessoas convidadas, pensar coletivamente em possíveis respostas educativas. O segundo momento em grupo (de tarde) visava apresentar uma prática educativa concreta enquadrada no âmbito da ECG. Apresentam-se de seguida as temáticas abordadas, as pessoas convidadas e os recursos utilizados que foi possível recolher:

- GT1 A crise das democracias / Sinan Eden / Sofia Lopes (AidGlobal)

- GT2 Informação e desinformação / Guilherme Luz (jornal Mapa) – ver aqui / Inês Santos (PAR) – ver aqui

- GT3 Governação e alternativas / Hugo Marques (FGS) – ver aqui / Luísa Teotónio Pereira (CIDAC) – ver aqui

- GT4 Sociedades multiculturais e vivência da diversidade / Jorge Cardoso (FGS) – ver aqui / Isabel Paes – ver aqui

- GT5 A situação do trabalho hoje e no futuro / Mafalda Brilhante Dias (Precários Inflexíveis) / Anita Cruz (FGS) - ver aqui

- GT6 Alimentação e justiça social / Cecília Fonseca – ver aqui / Ana Margarida Dias (AECA)

- GT7 Igualdade de género / Maria João Silva (ESE Lx) – ver aqui / Eliana Madeira (GRAAL) – ver aqui