O Encontro teve como objetivo a junção de forças para o desenvolvimento de práticas de Educação para a Cidadania Global nas escolas. Contou com 105 participantes, cheios de entusiasmo e energia para “transformar a sua escola”. Recorde aqui o Programa.

Segue-se uma descrição sucinta dos principais momentos do Encontro:

SESSÃO PLENÁRIA - O dia começou com a intervenção de Pepe Menéndez, conferencista e assessor pedagógico internacional de instituições educativas na Europa e na América Latina, que desafiou os/as participantes a pensarem sobre as suas práticas educativas e sobre a escola que querem construir. Ver aqui a sua apresentação, intitulada "Outros caminhos possíveis na e para a escola de hoje". Seguiu-se um tempo de resposta às questões colocadas pelos/as participantes.

PARTILHA DE EXPERIÊNCIAS DE FLEXIBILIDADE CURRICULAR - Seguiu-se a partilha, por parte de três escolas, das suas experiências de implementação da autonomia e flexibilidade curricular no âmbito da ECG: Adelino Calado - Agrupamento de Escolas de Carcavelos (ver aqui); Manuela Pereira - Escola de Ladeira e Lamaceiros – Calheta, Madeira (ver aqui); Isabel Sandra Fernandes e uma aluna, a Carolina, e um aluno, o Pedro - Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga (ver aqui).

APRESENTAÇÃO DE RECURSOS PEDAGÓGICOS - Possibilidades e propostas pedagógicas para Educar para a Cidadania Global. Durante a tarde, a Eliana Madeira, a Cecília Fonseca e a Anita Cruz apresentaram respetivamente três recursos pedagógicos para educar para a Cidadania Global (Manual Global Schools, Trabalho Hoje e no Futuro, Caderno de Viagem) em contexto de educação formal e não formal.

OFICINAS DE REFLEXÃO - Seguiu-se um momento destinado à reflexão em pequenos grupos, a partir do que os/as participantes foram ouvindo ao longo do dia. Ver aqui os cartazes elaborados no decurso das Oficinas.

REFLEXÕES FINAIS – O Encontro terminou com uma breve reflexão final do conferencista convidado, Pepe Menéndez.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA – Ver aqui.